30 de junho de 2011

Meta da SDS é reduzir em até 10% o desmatamento

O Amazonas pretende reduzir em 10% os índices de desmatamento em 2011. O número corresponde a uma área de 40 quilômetros quadrados em todo o Estado, que corre o risco de ser desmatada. De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SDS), a meta é conservadora comparado aos percentuais obtidos nos últimos anos.
De 2003 a 2009, o índice de desmatamento foi reduzido em 66% na região metropolitana de Manaus (RMM). Já o total do Estado atingiu 74% de redução no mesmo período. Os dados foram divulgados ontem, durante o lançamento do “Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento no Amazonas (PPCD-AM)”, e assinatura do termo de compromisso “Desmatamento Ilegal Zero”.
O documento foi assinado na Câmara Municipal de Iranduba, a 22 quilômetros de Manaus, entre órgãos ambientais, Prefeitura de Iranduba, entidades de classe, produtores rurais e sociedade civil.
Segundo a titular da SDS, Nádia Ferreira, ação ocorre desde o início do ano em trabalhos preventivos. E nos meses de abril e maio foi implantado nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Humaitá, Lábrea e Manicoré. Os cinco municípios, segundo Nádia, estão situados no Sul do Amazonas em uma área denominada de “arco do desmatamento”.
O plano de controle ao desmatamento, que até ano passado era único para todo o Estado, foi dividido em dois para atender as características únicas de cada município. O primeiro contempla o Sul do Amazonas e outro a região metropolitana de Manaus.


Fonte: http://acritica.uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...